OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

A Educação Infantil tem como objetivo proporcionar condições adequadas para promover o bem estar da criança, seu desenvolvimento físico, emocional, intelectual, moral e social, a ampliação de suas experiências e estimular o interesse da criança pelo processo de conhecimento do ser humano, da natureza e da sociedade.

Quanto a educação especial o Centro Educacional tem por objetivo valorizar as peculiaridades de cada aluno, atender a todos na escola, incorporar a diversidade, sem nenhum tipo de distinção. Segundo a LDB Nº 9394/96, art. 59 parágrafo I: “Os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com necessidades especiais: I Currículo, Métodos, Técnicas, Recursos educativos e Organização específica para atender suas necessidades”.Bem como a acessibilidade desses educandos.

Desta forma, o Centro Educacional, em concordância com o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (Brasil, 1998, p. 63) tem por objetivo desenvolver as seguintes capacidades dos educandos:

· Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;

· Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar;

· Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;

· Estabelecer e ampliar cada mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;

· Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;

· Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;

· Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musica, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;

· Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.

CAPACIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS PELAS CRIANÇAS

Capacidade é o ato pelo qual podemos aperfeiçoar as habilidades físicas ou motoras, do educando, considerando os dons, talentos, as necessidades especiais e as aptidões respeitando as individualidades de cada um nos âmbitos culturais, sociais e econômicos.

As capacidades de ordem física estão associadas à possibilidade de apropriação das potencialidades corporais, ao auto conhecimento, ao uso do corpo na expressão das emoções e ao deslocamento com segurança.

As capacidades de ordem cognitiva estão associadas ao desenvolvimento dos recursos para pensar, o uso e apropriação de formas de representação e comunicação envolvendo resolução de problemas.

As capacidades de ordem afetiva estão associadas à construção da auto-estima, às atitudes no convívio social, à compreensão de si mesmo e dos outros.

As capacidades de ordem estética estão associadas à possibilidade de construção de valores que norteiam a ação das crianças.

As capacidades de relação interpessoal estão associadas à possibilidade de estabelecimento de condições para o convívio social. Isso implica aprender a conviver com as diferenças de temperamentos, de intenções, de hábitos e costumes, de cultura etc.

As capacidades de inserção social estão associadas à possibilidade de cada criança perceber-se como membro participante de um grupo de uma comunidade e de uma sociedade.

Para que se possa atingir os objetivos é necessário selecionar conteúdos que auxiliem o desenvolvimento destas capacidades. (BRASIL ,1998)

CURRÍCULO

Considerando as particularidades da faixa-etária de 0 à 6 anos e as necessidades educacionais especiais em suas diferentes formas de aprendizagem, é necessário que o currículo seja flexível, adequado, coerente, múltiplo e abrangente para organizar os conteúdos a serem trabalhados. Neste contexto o presente Currículo visa a abranger diversos e múltiplos espaços de elaboração de conhecimentos e diferentes linguagens referentes a construção da identidade, os processos de socialização e o desenvolvimento da autonomia dos educandos que propiciem por sua vez, as aprendizagens consideradas essenciais. ( BRASIL 1998: p. 45)

1. Desenvolvimento Pessoal e Social

O âmbito do Desenvolvimento Pessoal e Social está organizado de forma a garantir o desenvolvimento de capacidades de natureza global e afetiva no qual predomina a dimensão atitudinal das crianças, seus esquemas simbólicos de interação com as outras crianças que possuem ou não necessidades educacionais especiais e com o meio, assim como a relação consigo mesma, com atitude básica de aceitação, de respeito e de confiança.

Esse âmbito abrange três eixos:

· Conhecimento de si e dos outros

Conhecer a si mesmo e ao outro são processos interligados e nesta relação são potencializados os recursos afetivos, cognitivos e social, necessários ao desenvolvimento pleno e integral de cada um.

A referida Proposta trata das contribuições que a educação infantil pode propiciar aos processos de socialização e de construção da identidade das crianças, assim como dos cuidados essenciais necessários ao seu desenvolvimento.

· Brincar

Brincar é o processo de diversão que no âmbito escolar possibilita de suscitar no educando a criatividade o desenvolvimento, o raciocínio lógico, a participação, a alegria e a descontração na construção espontânea do conhecimento.

No brincar as crianças exploram, perguntam e refletem sobre a realidade na qual vivem desenvolvendo-se psicologicamente e socialmente. O brincar funciona como um cenário criado pelas crianças e baseado nas suas vivências para que possam expressar seu mundo interno, levantando hipóteses sobre seus sentimentos e dos outros, sobre conceitos, atitudes e valores com os quais se defrontará em sua vida. É como se fosse um laboratório do pensamento das crianças, no qual elas aprendem a substituir um objeto por outro ou uma ação por uma ação imaginária, agindo no faz-de-conta.

· Movimento

O movimento para criança pequena significa muito mais do que mexer partes do corpo ou deslocar-se no espaço. A criança se expressa e se comunica através de seus gestos, mímicas faciais e interage utilizando fortemente o apoio do seu corpo.

O eixo de Movimento propõe um trabalho que considere a dimensão expressiva/subjetiva do movimento e as diferentes posturas corporais exigidas pelas necessidades do dia-a-dia, além do desenvolvimento psicomotor da criança de 0 a 6 anos.

2-Ampliação do Universo Cultural

O âmbito da Ampliação do Universo Cultural é relativo do trabalho com a cultura, entendida de uma forma ampla e plural, acervos de produção simbólica, científica e social da humanidade que engloba múltiplos aspectos e que está em constante transformação e resignificação. Esta idéia de cultura transcende, mas engloba os interesses momentâneos, as tradições específicas e as convenções de grupos sociais particulares.

3- Áreas de Desenvolvimento

Levando em consideração o processo de desenvolvimento da linguagem oral do educando, esta instituição educacional, busca oportunizar diferentes situações de aprendizagem de linguagem tais como: corporal, musical, plástica, oral e escrita ajustando-as as diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressando suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva.

· Linguagem Oral

A criança aprende a falar no convívio com falantes mais experientes. A fala das crianças é reconstrução interna, resignificação, e também criação. Ao criarem palavras podem cometer “erros” que na verdade demonstram uma certa compreensão da língua que ouvem. As crianças desde muito cedo, portanto, pensam e elaboram hipóteses sobre a linguagem.

A tarefa da educação infantil é ampliar, integrar a fala da criança em contextos comunicativos para que ela se torne um falante cada vez mais competente. Para isto, é necessário atribuir intenção comunicativa à fala da criança prestando muita atenção ao que diz, aprendendo sobre o jeito particular das crianças se expressarem.

· A Linguagem Escrita

Durante muito tempo pensou-se que a criança aprenderia a ler e escrever somente aos 7 (sete) anos de idade quando ingressasse na escola formal.

Hoje se sabe que a aprendizagem da linguagem escrita se inicia desde cedo através da participação em uma comunidade que usa a escrita para se comunicar. É uma aprendizagem de natureza conceitual, envolve compreender um sistema de representação não sendo simples treino de habilidades motoras e perceptivas, nem tampouco mera decifração do código alfabético.

Para aprender a criança precisa pensar sobre a escrita e seus usos a partir de informações provenientes de diversos tipos de intercâmbios sociais, isto é, quando presenciam diferentes atos da escrita e leitura por parte dos adultos ou crianças mais experientes: quando essas pessoas lêem jornais, receitas culinárias buscam informações e um catálogo ou quando escrevem uma carta para um parente distante. A criança também aprende sobre a escrita quando começa a usa-la em suas brincadeiras, imitando a professora ou médico, por exemplo, ou quando começa a tentar escrever seu nome .

Considera-se que estas situações constituem um ambiente de letramento na instituição de educação infantil, onde as crianças aprendem através de um contato amplo e constante com textos reais, quando o educador considera que podem ler e escrever ainda que não saibam faze-lo de forma convencional.

· Matemática

A atenção dada à matemática na educação infantil ao longo do tempo não tem seguido uma orientação única. No entanto, a matemática estando explicita ou implicitamente presente na educação infantil, é reconhecida como importante para o desenvolvimento da criança pequena.

A criança desde o seu nascimento está imersa em um universo cultural em que conhecimentos matemáticos são parte integrante. Estes impregnam suas vivências e desde muito pequenas elas participam de uma série de situações envolvendo números, relações entre quantidades, noções sobre o espaço. As crianças precisam recorrer a contagem para resolver seus problemas do dia-a-dia como, por exemplo: conferir suas figurinhas, repartir as balas entre amigos, mostrar com os dedos a sua idade, manipular o dinheiro e operar com ele. Também observa o espaço ao seu redor e, aos poucos vai organizando seus deslocamentos.

A matemática se caracteriza como uma atividade de resolução de problema. O sentido mais amplo adotado por esta Proposta Pedagógica, se diferencia daquele que o considera mera aplicação de conhecimentos adquiridos e que, em geral, coincide com questões numéricas resolvidas por meio de operações aritméticas e procedimentos convencionais.

Segundo ABROMOWICZ E WAJSKOP ( 1999 p. 96): A iniciação matemática das crianças de zero a seis anos acontece a partir das mais variadas situações. Mesmo que não lhes sejam apresentadas com essa finalidade e que por isso mesmo não possam ser consideradas genuinamente matemáticas.

Muitos jogos, brincadeiras, histórias e situações cotidianas experimentadas pelas crianças podem propiciar vivência e familiaridade com idéias lógico-matemática e científicas. Nesses momentos, as crianças relacionam diferentes conhecimentos, inventam, descobrem, tem idéias, atribuem sentidos.

· Artes Visuais

O fazer em Artes Visuais está significativamente presente no cotidiano da vida infantil. A criança rabisca, desenha no chão, na areia, nos muros; pinta seus objetos, seu corpo; utiliza vários materiais que encontra ao acaso- gravetos, pedra e carvão, etc. Ao brincar de desenhar, exercita a construção e a representação do mundo, seleciona imagens visuais que lhe são significativas.

Esta Proposta Pedagógica visa inserir as Artes Visuais como área específica de conhecimentos considerando que as crianças podem desenvolver a imaginação criadora, a expressão e a sensibilidade a partir da ampliação do fazer artístico, da percepção e do conhecimento de produções artísticas, assim como da utilização de instrumentos e recursos próprios da linguagem artística.

· Música

Presente no cotidiano de modo intenso através do rádio, da TV, das gravações, jingles e também por meio de brincadeiras e manifestações espontâneas com crianças, pela intervenção do educador ou familiares e outras situações de convívio social, a linguagem musical tem estrutura e características próprias devendo ser considerada como área de conhecimento, estruturando-se por meio do:

· fazer – através da interpretação, da improvisação e da composição;

· perceber – pelo contato, escuta, apreciação e reconhecimento de elementos referentes à matéria-prima ( som e silêncio) e a linguagem musical;

· refletir – conscientizando questões referentes à organização e criação musical;

A introdução da área de música nesta Proposta Pedagógica se deve à importância atribuída à educação musical como parte da formação integral de cada ser humano e não visa apenas ou especialmente a formação musical ou profissional do aluno.

· Conhecimento do Mundo

Desde muito pequena as crianças vivenciam experiências e operam sobre conceitos, valores, idéias, objetos concretos e representações sobre os mais diversos temas a que têm acesso na sua vida cotidiana, construindo um conjunto de conhecimentos espontâneos sobre o mundo que as cerca. Muitos são os temas pelos quais as crianças se interessam: dinossauros, vulcões, tubarões, castelos, heróis, festas da cidade, programas de TV, notícias da atualidade, histórias de outros tempos. Estes temas envolvem conhecimentos de natureza as mais diversas derivando de um conjunto de áreas tais como a Antropologia, a Sociologia, a Economia, a Física, a Química, a Biologia, a História, a Geografia etc. O termo Conhecimento de Mundo visa por um lado apontar para a abrangência das fontes que podem alimentar a área e por outro dar uma conotação de integração entre os vários conhecimentos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS POR FAIXA ETÁRIA

BERÇÁRIO I – 03 MESES A 01 ANO

DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

03 MESES A 06 MESES

· acompanhar objetos com os olhos;

· sustentar a cabeça e membros superiores deitada;

· investigar objetos com uma , duas ou ambas as mãos ( alcançar, agarrar, puxar, movimentar, morder) quando colocadas ao seu alcance;

· ouvir diferentes tipos de músicas;

· repetir vocalizações próprias, balbucios, gritos;

· vivenciar experiências sensoriais e diversidade de emoções através de objetos com cores, luminosidade, sons e texturas diversas.

06 meses a 12 meses

· exercitar movimentos de sentar-se com e sem apoio, arrastar-se em diferentes espaços, engatinhar, levantar, caminhar com apoio;

· ter contato com diferentes objetos, diferentes sons;

· explorar objetos ( buscar, segurar, jogar, puxar, arremessar, arrastar, empilhar, encaixar, desencaixar);

· repetir e emitir gestos e sons;

· observar-se no espelho;

· exercitar movimentos de preensão em pinça;

· atender ordens simples em situações cotidianas;

· vivenciar situações de ausência e permanência de objeto/pessoas (esconde-esconde).

BERÇÁRIO II – 1 A 2 ANOS

12 a 18 meses

· construir mentalmente possíveis soluções, executando seqüências de ações;

· perceber se como alguém distinto dos demais.

COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

a) Linguagem Oral

· ouvir diferentes tipos de histórias;

· verbalizar palavras simples do seu cotidiano;

· verbalizar e indicar objetos nomeados em gravuras, livros e revistas;

· responder a perguntas verbais simples;

· verbalizar nomes de pessoas significativas em seu convívio;

· expressar-se utilizando palavras encadeadas ( frases ).

b) Linguagem Sonora/Musical

· ouvir e acompanhar diferentes tipos de música cantada ou tocada, expressando-se livremente;

· produzir diferentes sons, vocais e não vocais;

· perceber e utilizar o próprio corpo como fonte rítmica e sonora (respiração, estalos de língua, palmas, bater de pés, movimentos, maneiras de falar, cantar, etc.)

c) Linguagem Corporal

· realizar movimentos de andar, correr, subir, descer, pular, chutar, empurrar, puxar, passar por dentro, por baixo;

· expressar-se utilizando o tato, olfato, visão e audição.

d) Linguagem Plástica

· exercitar o movimento de garatuja, em papéis grandes, tipo manilha, pardo, etc.;

· manipular e explorar diferentes tipos de materiais, tais como: tintas, argila, massinha, areia, água, sucata, jornal, revista, entre outros.

CIÊNCIAS NATURAIS

· ter contato com diferentes elementos da natureza: plantas, água, terra, argila, areia e demais elementos naturais em um espaço físico adequado.

CIÊNCIAS SOCIAIS

· participar de brincadeiras tradicionais folclóricas; datas comemorativas, significativas a ela.

2- ANOS – MATERNAL I

1-COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

a)Linguagem Oral

· nomear objetos;

· ampliar e enriquecer seu vocabulário;

· verbalizar ações a partir de situações reais e/ ou livros, gravuras, revistas;

· aprimorar habilidades básicas necessárias à produção e emissão correta de fonemas ( exercício fono – articulatórios);

· expressar-se e reproduzir mensagens verbais e não-verbais;

· ouvir e reproduzir pequenas histórias;

· contar cenas das histórias vividas – cotidianas;

· exercitar o jogo simbólico a partir de histórias infantis e do seu cotidiano;

· manusear os diferentes portadores de texto.

b)Linguagem Corporal

· exercitar o jogo simbólico a partir de diversos materiais, tais como: fantasias, maquiagens, acessórios, brinquedos de casinha….

· exercitar suas habilidades motoras gerais: saltar, correr, andar (devagar, depressa, entre linhas, contornando obstáculos ), subir e descer escadas, passar por cima, por baixo de obstáculos);

· exercitar jogos com mímica e dramatizações.

c)Linguagem Plástica

· Realizar produções utilizando diferentes técnicas plásticas, tais como: desenho, modelagem, recorte a dedo, colagem, pintura;

· Realizar garatujas simples, esboçando algumas formas sem identificação;

· Utilizar várias cores livremente;

· Criar símbolos para identificação de seus objetos na sala.

d)Linguagem Sonora/Musical

· cantar e acompanhar ritmos de músicas com palmas, gestos e dança;

· produzir sons vocais e não –vocais;

· ter contato com diferentes tipos de música ( popular, clássica e folclórica).

1- RACIOCÍNIO LÓGICO – MATEMÁTICO

a) Semelhanças e Diferenças

· comparar objetos ou pessoa por tamanho : pequeno/grande;

· ter noção de quantidade: bastante/pouco;

· investigar objetos tomando contato com seus atributos: cor, forma e espessura;

· empilhar e enfileirar objetos livremente;

· encaixar e desencaixar objetos.

2- CIÊNCIAS NATURAIS

a)Ser Humano

· identificar as partes principais do corpo: cabeça, peito, barriga, pernas, pés, mãos e costas;

· identificar as partes do rosto: olhos, nariz e boca;

· desenvolver hábitos de higiene corporal e ambiental.

b) Meio Ambiente

· proporcionar situações para que a criança tenha contato com diferentes propriedades dos materiais: textura: áspero, liso, macio, consistência: duro, mole; temperatura: quente, frio; coloração: cores;

· ter contato com elementos e fenômenos da natureza.

c) Animais

· identificar animais domésticos.

3- CIÊNCIAS SOCIAIS

· Reconhecer seu próprio nome e idade;

· Identificar pelo nome pessoas de seu convívio ( familiar e social);

· Participar e identificar brincadeiras tradicionais infantis e folclóricas.

3 ANOS – MATERNAL II

1- COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

a)Linguagem Oral

· transmitir pequenos recados;

· narrar pequenas histórias conhecidas;

· interpretar e reproduzir histórias oralmente;

· ampliar seu vocabulário e aprimorar sua fluência verbal;

· relatar fatos ocorridos em casa, na escola;

· exercitar seu diálogo com outra criança ou adulto;

· contar, recontar e reinventar histórias, a partir de situações vividas ou criadas;

· enunciar seu pensamento de forma organizada e clara;

· verbalizar hipóteses e fazer constatações, conseguindo estabelecer relações mentais diante de fatos e conteúdos novos.

b)Linguagem Escrita

· iniciar a diferenciação entre escrita e desenho;

· participar da elaboração de textos coletivos;

· ter contato com diferentes portadores de texto: informativos, narrativos jornalísticos e do seu cotidiano;

· realizar garatujas, com identificação;

· utilizar o desenho para expressar, registrar e reelaborar suas experiências, emoções e desejos;

· entender que a linguagem escrita representa a fala;

· produzir textos orais, individuais ou coletivos.

c) Linguagem Sonora e Musical

· sentir e criar com seu corpo;

· expressar-se e comunicar-se com seu corpo;

· descobrir o seu próprio corpo e perceba sua forma, sua mobilidade, as diferenças nele existentes;

· conhecer e respeitar o outro através do contato corporal; do estabelecimento de relações sócio-afetivas, da ação compartilhada;

· vivenciar personagens através do faz de conta.

d) Linguagem Plástica

· realizar garatujas simples, esboçando algumas formas sem identificação, mas com significado;

· produzir utilizando diferentes técnicas plásticas, tais como: desenho, modelagem, picotagem, recorte com tesoura, colagem, dobradura, pintura, construções com sucata.

2- RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO

a)Classificação

· identificar semelhanças entre objetos ou seres segundo seus atributos;

· forma: quadrado, triângulo, círculo e retângulo;

· cor: primárias, secundárias e terciárias;

· tamanho: grande, pequeno, médio, maior e menor;

· espessura: grosso e fino;

· largura: largo e estreito;

· gênero: masculino e feminino;

· agrupar objetos ou pessoas segundo suas características.

b)Seqüência

· perceber seqüência entre objetos.

c) Espaço

· identificar e nomear os conceitos de posição ( frente/ de costas/ ao lado/atrás/perto/longe) através de um referencial.

3- CIÊNCIAS NATURAIS

a) Ser Humano

· comparar as principais características do seu desenvolvimento físico em relações ao seu nascimento e a sua vida atual;

· desenvolver hábitos de higiene corporal ( mãos, banho, uso adequado de sanitários, escovação dos dentes) e ambiental.

JARDIM DE INFÂNCIA I

1- COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

a)Linguagem Oral

· transmitir recados com uma ou mais ordens;

· vivenciar situações de leitura – pseudoleitura;

· narrar histórias conhecidas;

· interpretar e reproduzir histórias oralmente;

· ampliar seu vocabulário e aprimorar sua fluência verbal- concordância;

· cantar músicas conhecidas ou inventadas;

· contar, recontar e reinventar histórias, a partir de situações vividas ou criadas.

b) Linguagem Escrita

· reconhecer o próprio o nome;

· elaborar hipóteses de que a escrita representa a fala;

· reconhecer e compreender a função social da língua escrita;

· ter contato com diferentes textos: informativos, narrativos, jornalísticos, literário e do seu cotidiano.

c) Linguagem Sonora/Musical

· conhecer e utilizar canções folclóricas, populares e clássicas;

· explorar diferentes instrumentos;

· reconhecer diferentes ritmos musicais;

· diferenciar sons vocais e não vocais.

d) Linguagem Corporal

· dramatizar situações de seu cotidiano;

· reconhecer seu corpo como fonte de expressão;

· vivenciar o que se lê;

· exercitar o corpo através da dança.

e) Linguagem Plástica

· produzir desenhos na fase da garatuja identificada;

· manipular, criar e construir com diferentes materiais;

· utilizar variações de técnicas plásticas tais como: desenho, modelagem, recorte, colagem, impressão e pintura.

2- RACIOCÍNIO LÓGICO – MATEMÁTICO

a)Classificação

· discriminar atributos dos objetos quanto à forma, cores, tamanho, espessura, altura e largura;

· discriminar semelhanças e diferenças entre os objetos;

· Formar pares explorando conceitos.

b)Ordenação

· ordenar objetos ( 1º, 2º, 3º …);

· agrupar elementos segundo os atributos;

· adquirir noções de pertinência.

c)Seqüência

· verbalizar seqüência numérica;

· estabelecer seqüência entre objetos.

d) Tempo

· estabelecer relações de temporalidade considerando o espaço e tempo, vivido e percebido;

· identificar atividades diárias.
e) Espaço

· identificar e nomear a situação dos objetos em relação aos conceitos de posição – acima/abaixo, dentro/fora, ao lado/entre, na frente/atrás, perto/longe;

f) Características Mensuráveis dos Objetos

· vivenciar situações que levem à compreensão das propriedades dos objetos quanto à peso: leve/pesado; tamanho: altura/distância/comprimento: grande/pequeno, curto/comprido, alto/baixo, perto/longe, largo/estreito, maior/menor, grosso/fino; capacidade: cheio/vazio, mais/menos/ o mesmo tanto; temperatura: quente/frio.

g) Número

· adquirir noções de quantidade: ( muito/pouco, mais/menos);

· diferenciar número de letras;

· compreender a funcionalidade da escrita dos numerais ( talão de cheques, telefone, placa de carro, etc. )

3- CIÊNCIAS SOCIAIS

a)Grupo Social

· compreender-se como alguém distinto dos demais;

· identificar as próprias características e das pessoas com as quais convive em casa e na escola;

· identificar suas responsabilidades nas atividades diárias;

· participar, opinar; decidir, estabelecer, junto com os demais alunos, regras de convivência;

· avaliar a sua situação no grupo;

· aprender a utilizar as regras e convenções sociais ( por favor, com licença, muito obrigado…);

· desenvolver atitudes de tolerância, solidariedade, amizade e respeito.

b) Tempo

· conhecer sua história de vida ( nome, idade, data de aniversário);

· conhecer o significado das datas comemorativas;

· construir uma imagem positiva de si.

c) Espaço

· organizar seu próprio espaço ( objetos pessoais, trabalhos, espaço na classe );

· reconhecer o espaço físico da escola, dependências e materiais disponíveis;

· explorar novos espaços.

d)Elementos Socioculturais do Cotidiano

· identificar meios de transporte utilizados pela criança, família e escola;

· identificar sinais de trânsito;

· reconhecer os brinquedos e brincadeiras prediletas do grupo.

e) Trabalho

· Propiciar situações em que a criança reconheça e/ou vivencie as diversas profissões.

4- CIÊNCIAS NATURAIS:

a) Ser Humano

· Respeitar às potencialidades e limites do próprio corpo e de terceiros;

· Descobrir a si mesma, sentindo e experimentando os limites e as possibilidades de seu corpo;

· Identificar as necessidades básicas do ser humano: alimentação equilibrada, vestuário, higiene e sono.

b) Animais

· Perceber a variedade dos animais existentes, estabelecendo semelhanças e diferenças entre si e os animais em estudo;

· Conhecer as características e necessidades dos animais referentes à alimentação, locomoção e reprodução;

· Identificar ações positivas dirigidas à proteção e preservação da vida animal;

· Identificar alimentos de origem animal.

c) Meio Ambiente

· Perceber a ocorrência de transformações químicas naturais na vida diária (apodrecimento, azedamento,…);

· Observar e opinar sobre exploração dos recursos naturais – conseqüências positivas e negativas (preservação das matas/ plantio/desmatamento; poluição das águas/ enchente / desperdício da água; córregos; lixo /reciclagem; energia/ economia e desperdício);

· Reconhecer e observar as diferentes situações cotidianas relativas a variações de temperatura;

· Perceber a influência das variações climática nas atividades dos seres vivos;

· Perceber os cuidados que devem ter com os animais;

· identificar propriedade dos materiais ( cheiro, sabor, consistência, coloração e textura);

· perceber as transformações ocorridas nos objetos do ambiente;

· localizar a existência de ar, água, solo e rochas em diferentes partes do ambiente;

· perceber o processo de reprodução vegetal considerando o preparo da terra, a germinação das sementes, o crescimento e a necessidade das plantas.

JARDIM DE INFÂNCIA II

1- COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

a)Linguagem Oral

· ouvir, criar e narrar histórias oralmente;

· conhecer diferentes modalidades de linguagem ( história, poesias, piadas e músicas);

· estabelecer trocas verbais com seus colegas e adultos- linguagem socializada- através de diálogo e não linguagem egocêntrica;

· ampliar seu vocabulário;

· vincular o discurso oral com o texto escrito.

b)Linguagem Escrita

· produzir escritas espontânea;

· identificar diferentes portadores de texto no aspecto estrutural e lingüístico.

c)Linguagem Sonora / Musical

· perceber diferentes sons produzidos pelo corpo, objetos, natureza, etc.;

· adquirir noção de sons: duração, ritmo e intensidade;

· utilizar e criar melodias, músicas e rimas;

· cantar e dramatizar músicas com criações próprias.

d)Linguagem Corporal

· explorar suas possibilidades de movimentos corporais;

· imitar, reproduza ou recrie movimentos corporais, com ou sem fundo musical orientador;

· realizar movimentos leves, fortes, rápidos, utilizando várias áreas do espaço;

· realizar movimentos leves, fortes, rápidos, utilizando várias áreas de espaço;

· reelaborar o real através do imaginário;

· Expressar idéias simples com o próprio corpo;

e)Linguagem Plástica

· produzir desenhos na fase pré-esquemática;

2- RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO

a) Classificação

· classificar objetos com mais de um atributo;

· estabelecer critérios de agrupamentos, a partir da observação e comparação de objetos ( maior/menor, grosso/fino, grande/pequeno, duro/mole, quente/frio, seco/molhado);

· estabelecer símbolos para caracterização de agrupamentos;

· reconhecer as formas geométricas;

· estabelecer correspondência um a um;

· ampliar sua noção de pertinência ( pertence e não pertence);

· comparar características dos objetos para formação de pares.

b)Seriação

· realizar arranjos lineares dos atributos dos objetos;

· ordenar conjuntos de objetos que apresentam entre si diferença constante;

· estabelecer correspondência serial;

representar séries graficamente;

nomear os elementos da série.

c)Sequenciação

· identificar, reconhecer e estabelecer seqüências através de movimentos corporais, discriminação auditiva, manipulação de materiais representações gráficas;

· estabelecer seqüências temporais: ontem / hoje / amanhã; passado/ presente/ futuro, manhã / tarde / noite, dias da semana.

d)Medida

· comparar objetos e/ou pessoas segundo determinadas propriedades mensuráveis;

· estabelecer medidas de comprimento utilizando palmo, pés e passos.

e)Espaço

· identificar situações dinâmica dos objetos ou pessoas, sempre indicando movimento: de um lado e de outro; pra frente / para trás; para o lado, para cima, para baixo; na mesma direção / mudando de direção; ordenar elementos variados; lateralidade: esquerda / direita tendo objetos como referencial.

f)Tempo

· Desenvolver a habilidade de estabelecer relações entre passado / presente / futuro ( antes, agora e depois); hoje e ontem; dias da semana.

g)Quantificação / Número

· manipular objetos contáveis estabelecendo correspondência um a um;

· comparar quantidades;

· reconhecer os números no contexto da atividade;

· explorar contagem de rotina.

3- CIÊNCIAS SOCIAIS

Grupo Social

· Conhecer o nome das pessoas de sua família, relações de parentesco e funções que elas exercem ( num contexto mais amplo: avós, tios, primos, netos…);

· Compreender a importância das regras e convenções sociais ( por favor, com licença, muito obrigado, …);

· Identificar e respeite os direitos e deveres de cada pessoa da família e da escola;

· Identificar as funções das pessoas que trabalham na escola;

· Desenvolver atitudes de tolerância, solidariedade, amizade e respeito.

Tempo

· confrontar a sua vida com a história de vida das demais pessoas.

c) Espaço

· conhecer local e tipo de moradia;

· explorar bairro onde mora e onde estuda;

· estabelecer pontos de referência à sua casa, escola e vizinhança;

· explorar novos espaços e cada vez mais amplos.

d)Elementos Sócio-Culturais do Cotidiano

· identificar os tipos de construção, tipos étnicos ( com hábitos e costumes), existentes em seu ambiente;

· conhecer a importância das datas comemorativas e significativas (aniversários, cívicas e folclóricas);

· reconhecer a importância dos meios de comunicação no seu cotidiano.

e)Trabalho

· identificar a importância do trabalho para a vida;

· estabelecer relações entre trabalho e sobrevivência;

· reconhecer o valor do trabalho cooperativo e organizado e sua importância para a sociedade.

4- CIÊNCIAS NATURAIS

a) Ser Humano

· Conhecer e identificar partes e órgãos do corpo e suas funções ( (movimentos respiratórios, pulsação e batimentos cardíacos, transpiração e eliminação);

· Explorar os órgãos dos sentidos;

· Estabelecer semelhanças e diferenças entre o seu corpo e o de outras pessoas;

· Valorizar a prática cotidiana de hábitos favoráveis à saúde.

b) Animais

· Identificar os usos feitos pelo homem ( alimentação, criação, transporte, exploração, extinção);

· Identificar a preocupação com o equilíbrio da natureza, cadeia alimentar, preservação.

c) Meio Ambiente

· Observar, perguntar, interpretar e registrar experiências relacionadas a terra, ar, água e fogo;

· Observar os fenômenos da natureza ( chuva / sol, dia / noite, vento,ar, rios );

· Observar e realizar misturas de materiais diferentes ( café com leite, leite com chocolate, água e açúcar, e sal, óleo, e areia, etc. );

· Conhecer e realizar comparações entre estações do ano, o dia e a noite, alguns astros, explorando semelhanças e diferenças.

PRÉ-ESCOLA

1- COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

a) Linguagem Oral

· narrar histórias conhecidas;

· interpretar e reproduzir histórias oralmente;

· ampliar seu vocabulário e aprimorar sua fluência verbal – concordância;

· cantar músicas conhecidas ou inventadas;

· contar, recontar e reinventar histórias, a partir de situações vividas ou criadas;

· expressar sentimentos, interesses pessoais, e opiniões durante as conversas informais e formais;

· valorizar e empregar o diálogo como forma de explicitar conflitos e tomar decisões coletivas;

· conhecer diferentes modalidades de linguagem: poesia, quadrinha, provérbio, narração, piada, brinquedo cantado, advinhas, trava-línguas, parlendas.

b)Linguagem Escrita

· perceber a escrita como representação da fala;

· Obs: Apresentar à criança todos os tipos de letra de maneira contextualizada; porém o trabalho com letra cursiva deverá ser iniciado após a maioria do grupo ter atingido o nível alfabético, nas palavras e frases (nos Anos Iniciais) ;

c)Linguagem Sonora / Musical

· criar e recriar novas músicas;

· reconhecer tipos de sons naturais, artificiais e ruídos;

· cantar e dramatizar histórias, músicas, et.

d)Linguagem Corporal

· desenvolver a imaginação e a criatividade associadas ao movimento;

· dramatizar de forma criativa;

· dramatizar com recursos: fantoche, sombra, máscaras, livros e marionetes.

e)Linguagem Plástica

· manipular, criar e construir com diferentes materiais: massa, tinta, argila e papel machê;

· utilizar técnicas plásticas tais como desenho, modelagem recorte, colagem, impressão e pintura;

· produzir desenhos explorando a fase esquemática.

2-RACIOCÍNIO LÓGICO – MATEMÁTICO

a)Classificação

· agrupar elementos segundo os atributos;

· adquirir noção de pertinência;

· classificar por negação;

· descobrir atributos não evidentes entre objetos;

· perceber características físicas como atributo, e o número de variáveis do atributo levantado.

b)Seqüência

· promover situações em que a criança: estabeleça seqüência temporal considerando dias da semana, semana do mês, meses do ano e ano.

c)Seriação

· organizar séries de elementos segundo seus atributos em ordem crescente e decrescente;

quantificar séries;

realizar construção conjunta de várias séries.

d)Medida

· comparar comprimentos / capacidade / altura / distância e peso dos objetos, utilizando diferentes recursos ( corpo, barbante, passos, régua, etc. );

· realizar construções no mesmo nível de um modelo;

· realizar construções em desnível.

e)Tempo

· promover situações em que a criança estabeleça relações de temporalidade considerando espaço e tempo vivido e percebido (ontem, hoje e amanhã).

f)Espaço

· favorecer situações em que a criança possa identificar e comparar a situação dinâmica dos objetos / pessoas em relação aos conceitos de lateralidade, posição e distância.

g)Número

· compreender a funcionalidade da escrita dos numerais ( talão de cheques, telefone, placa de carro, etc. );

· identificar signos numéricos;

· reconhecer e corresponder quantidades;

· corresponder numerais às quantidades;

· identificar diferentes formas de agrupamento;

3-CIÊNCIAS SOCIAIS

a)Grupo Social

· reconhecer suas possibilidades em casa e na escola;

· conhecer percurso de casa até a escola;

· identificar as relações existentes entre as pessoas ( parentesco, amizade, trabalho estudo);

· identificar a origem da família e procedência;

· conhecer aspectos da vida rural e urbana;

· perceber a existência de diferentes modelos de família e de diversos valores e costumes;

· compreender a história da escola, a organização e funcionamento da mesma;

· demonstrar atenção e consideração pelo outro, assumindo atitudes de respeito à propriedade alheia e direto do outro.

b)Tempo

· perceber a ordenação / duração / sucessão de acontecimentos;

· perceber que as pessoas e os demais seres vivos se transformam com o tempo.

c)Espaço

· estabelecer relações entre vizinhança, amizade e trabalho;

· estabelecer relações entre distância percorrida, da casa à escola, em termos de perto, longe, e número aproximado de quadras;

· explorar espaços novos e cada vez mais amplos.

d)Elementos Sócio-Culturais do Cotidiano

· reconhecer os símbolos nacionais;

· conhecer as dinâmicas do meio social em situações específicas como: eleições, processos de compra,venda e troca, campanhas de saúde, de solidariedade e educativas;

· conhecer seus direitos estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

e)Trabalho

· reconhecer na transformação do meio, o fruto do trabalho;

· perceber a ação do homem sobre os recursos da natureza;

· conhecer processos de industrialização;

· identificar o valor dos diferentes tipos de trabalho – manual e intelectual.

4-CIÊNCIAS NATURAIS

a) Ser Humano

· reconhecer as etapas da vida – crescimento e desenvolvimento e identificar a fase em que se encontra;

· conhecer o conceito de saúde;

· conhecer a importância da prevenção de acidentes e de doenças;

· conhecer a importância das vacinações como meio de prevenir algumas doenças próprias da infância;

b) Animais

· observar o ciclo de vida dos animais (nascimento, crescimento, reprodução e morte);

· confrontar opiniões referente ao aprisionamento, maltratos e extinção de animais.

RECURSOS PEDAGÓGICOS

O currículo envolve atividades variadas, destinadas a promover o desenvolvimento físico, intelectual e emocional dos educandos. Inclui, entre outros itens, a educação física e os jogos, a educação sensorial, a socialização, a prática do pensamento criativo e crítico, a sondagem de aptidões, o incentivo ao raciocínio lógico e o estímulo ao senso estético, em um esforço integrado de desenvolvimento da personalidade.

As atividades individuais e coletivas processam-se através de estudos dirigidos de educação artística, por meio da música, das artes visuais, da dança, do teatro e da exportação do meio extra-escolar, através de excursões e visitas a vários locais.

Essa investigação da realidade inicia-se com a exploração da escola e segue de acordo com os interesses e necessidades da criança, proporcionando-lhe um enriquecimento experimental das atividades propostas em sala de aula.

AGRUPAMENTO DE ALUNOS

Os alunos da Educação Infantil serão agrupados em classes de ensino de acordo com a idade ou grau de desenvolvimento, de forma a respeitar as etapas evolutivas do desenvolvimento físico, emocional e social da criança.

Como regra geral, serão assim distribuídas:

a)Jardim de Infância: atende crianças com idade entre 04 ( quatro) e 05 (cinco) anos;

b)Pré-Escola: atende crianças com idade entre 05 ( cinco) e 06 ( seis) anos;

As classes de ensino da Educação Infantil terão periodicidade anual, podendo ser subdivididas em níveis.

FORMAS DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO

A avaliação consiste em uma análise diária do desempenho da criança e de aspectos característicos de seu processo de aprendizagem em cada uma das áreas da programação adotada na Educação Infantil, respeitando o desenvolvimento dentro de cada faixa etária.

Bimestralmente será elaborado um relatório de cada aluno, que retrata sua evolução nos aspectos físico-motor, emocional, intelectual e social.

O relatório é apresentado aos pais em reunião com os professores a fim de propiciar troca de informações com a escola. Esse procedimento é de fundamental importância, pois permite identificar as conquistas alcançadas pelo aluno, bem como deficiências de aproveitamento provocadas por agentes afetivos, orgânicos, sociais, etc. Presta-se também a recomendar providências que conduzam à resolução do problema.

A avaliação na Educação Infantil não tem o objetivo de promoção para o Ensino Fundamental.

Referência bibliográfica:

Proposta Política Pedagógica da Educação Infantil do município de Sidrolândia, MS

Sobre Rouberval Barboza

Pedagogo, Psicopedagogo e blogueiro. Professor na Rede Municipal de Ensino em Dourados - MS.

Publicado em 13 de setembro de 2010, em EDUCAÇÃO INFANTIL e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. 11 Comentários.

  1. esses,objetivos será bastante valioso no meu planejamento.Muito obrigada.

  2. Adorei,estou fazendo trabalho sobre creche para TCC e com certeza vai me ajudar na elaboração do mesmo.Parabens. Abraço kely

  3. NÁDIA MARIA DE SOUSA

    Adorei,estou estudando pro teste seletivo de minha cidade e encontrei tudo que eu precisava,obrigada.

  4. Adorei,pois estou estudando este conteúdo para concurso público.

  5. MUITO OBRIGADA PELAS SUGESTÕES E CONHECIMENTOS AQUI EXPOSTOS.

  6. estou estudando para concurso tem bastante aproveito parabens / maranhao

  7. Valeu Margarete…. Sorte e sucesso para você!!!

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