A NECESSIDADE FAZ O SAPO PULAR

(MARCO TÚLIO/http://wwwjurisway.org.br)

Foi um amigo biólogo que certa vez me falou essa frase, bastante interessante, diga-se de passagem. Essa expressão simples acaba servindo de referência em muitos aspectos de nossa vida cotidiana.

Algumas pessoas sempre deixam pra fazer tudo em cima da hora. Ou porque só conseguem agir sob pressão ou porque evitam qualquer tipo de planejamento prévio. Acaba que quando a situação é extrema a pessoa se concentra por pura necessidade.

Basta analisarmos que nos empenhamos proporcionalmente à relevância do assunto que estamos lidando no momento. Se algo é vital para nós, resolvemos o mais rápido possível. Agora se não nos sentimos motivados ou pressionados, a primeira reação é de empurrarmos com a barriga.

É comum ver pessoas apenas darem valor as coisas quando as perdem, ou quando estão na iminência de perdê-las. Pois neste último caso, é justamente a necessidade de nos mobilizarmos que nos move e estimula. O ideal é que não deixássemos chegar a esse nível, mas apenas quando sentimos necessidade que “pulamos” de cabeça no problema.

Imaginemos um casal que não percebe a paulatina perda de romantismo; ou o empregado que perde a ambição de produzir mais e melhor; ou até mesmo uma pessoa que deixa de procurar pelos amigos e se deixa afastar aos poucos do seu círculo de relacionamentos. Em todos estes casos corriqueiros muitos só percebem o que se passa ao redor quando já é tarde demais.

O planejamento e a reflexão são o que potencializa nossas diferenças em relação aos outros animais, que agem apenas por instinto. Uma pessoa que vive na base de improvisos, sem traçar metas ou perspectivas elimina sua capacidade de se organizar e se motivar. Em outras palavras, fica dependendo de necessidades aleatórias, que a forcem a tomar atitude.

No mundo moderno não podemos ficar parados, esperando as oportunidades baterem a nossa porta. Precisamos estar atentos e, ao mesmo tempo, determinados a dar a real importância a tudo que nos cerca. Às vezes passamos horas, dias, meses ou até anos apenas criando expectativas. Esperando que a necessidade nos faça pular…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s