PROJETO: OS SEGREDOS DO MAR

SUB TEMA: OS SEGREDOS DO MAR
PROFESSORA: VALERIA FREITAS

Projeto: Os Segredos do Mar

JUSTIFICATIVA

A partir de uma atividade de faz-de-conta realizada na roda (vôo da imaginação), na qual as esteiras representavam barcos, e, que ao saírmos delas cairíamos no mar, notei um grande interesse das crianças sobre este assunto.

Assim, pensando em utilizar o “mar” para trabalhar o projeto anual “Na mira da Comunicação”, realizaei uma roda de conversas para fazer um levantamento sobre o conhecimento da turma sobre este assunto e suas maiores curiosidades.
As questões foram:

  • Quem mora no mar?
  • Por que a água é salgada?
  • O jacaré mora no mar?
  • Por que as conchas vivem na areia?
  • Que bichos vivem na areia?
  • O tubarão é mau?
  • A baleia tem dentes?
  • O peixe palhaço existe de verdade?
  • Onde o peixe palhaço mora?
  • O peie pode viver fora da água?
  • A anemona é viva?
  • A estrela do mar é peixe?
  • O caranguejo vive no fundo do mar?
  • A tartaruga também vive sem sair do mar?
  • Como as baleias e os golfinhos se comunicam?

Perguntei então se havia o interesse de estudar esse tema e as crianças aprovaram a sugestão.

CONTEÚDOS ESPECÍFICOS

  • Seres aquáticos
  • A comunicação entre os seres aquáticos e a comunicação entre os seres humanos.
OBJETIVOS

LINGUAGEM ORAL

  • Compreender a narrativa de variados textos demonstrando seqüência lógica nas idéias (início, meio e fim);
  • Narrar e recriar textos variados;
  • Interagir com diferentes tipos de textos: poesias, notícias de jornais, letras de músicas, textos científicos;
  • Explorar sons onomatopéicos (animais) como se comunicam;
  • Identificar e perceber semelhanças e diferenças entre sons iniciais e finais de palavras;
LINGUAGEM ESCRITA
  • Reconhecer seu nome escrito e registrá-lo;
  • Criar e exercitar suas hipóteses de registro e escrita;
  • Interagir com materiais impressos: livros, jornais, revistas;
  • Distinguir letras, números e figuras em textos;
  • Experimentara leitura de seus próprios textos;
  • Reconhecer a inicial de seu nome em diferentes contextos (outras palavras);
SOCALIZAÇÃO
  • Adquirir hábitos de colaboração e cooperação;
  • Ser capaz de trabalhar coletivamente;
EDUCAÇÃO FÍSICA
  • Utilizar o corpo explorando gestos, atitudes e movimentos com intenção comunicativa e representativa;
  • Movimentar-se com soltura corporal conforme rítmos musicais variados;
CIÊNCIA , NATUREZA E TECNOLOGIA
  • Perceber as diferenças e semelhanças entre animais marinhos comparando-os consigo mesmo;
  • Interagir com aparelhos que facilitem a comunicação e a pesquisa;
  • Adquirir uma preocupação ecológica (preservação e conservação do meio ambiente);
  • Observar a anatomia de um animal marinho (com a contribuição de um biólogo)
MATEMÁTICA
  • Buscar situações próprias para situações problema de uma forma cada vez mais elaborada e lógica;
  • Adquirir e estabelecer relações entre conceitos de textura, cor, forma, tamanho, temperatura, na ação sobre diversos objetos e materiais;
  • Comparar conjuntos considerando a relação (muito, pouco, mesma quantidade);
  • Classificar objetos por diferentes atributos;
  • Fazer agrupamentos cada vez mais complexos, levando em conta uma diversidade maior de características dos materiais observados;
  • Representar os números de 1 á 9, utilizando os signos correspondentes, sempre relacionados as respectivas quantidades;
  • Realizar dobraduras simples;
  • Trabalhar com histórias seqüenciadas;
  • Ordenar objetos segundo um critério simples.

LINGUAGENS ARTÍSTICAS

  • Representar cenas reais com recursos bi dimensionais (desenho, pintura) e tridimensional (modelagem, maquete);
  • Utilizar materiais disponíveis na natureza (areia, pedra, concha) em suas produções;
  • Representar cenas reais e imaginárias (mímica, dramatização);
  • Interagir com diferentes imagens (gravuras, filmas, fotografias;
  • Desenhar a partir da audição de histórias e da observação direta de cenas e situações.

JOGO SIMBÓLICO

  • Exercitar o faz –de- conta atribuindo diferentes significados ao  mesmo objetivo e o utilizar para criar cenas e situações.
ATIVIDADES
  1. Registrar no blocão palavras que lembrem o Mar;
  2. Fazer referência com a primeira letra do nosso nome;
  3. “Dia da praia” – preparar areia com objetos típicos de praia trazidos pelas crianças e animais marinhos de plástico, para uma brincadeira de faz-de-conta;
  4. Apresentação de músicas com motivos de mar para serem cantadas e dramatizadas (anel, sereia, barquinho, quem te ensinou a nadar, músicas do CD meu pé, meu querido pé);
  5. Com a música registrada no blocão, retiraremos a palavra que mais aparece.  EX: SEREIA,  começa com a letra do nome da SOFIA; ANEL, começa com a letra do nome de AMANDHA;
  6. Solicitar fotos de praia;
  7. Registro do que estamos vendo na praia. Qual o nome da praia ? Registrar no blocão e fazer referência as letras do nosso nome;
  8. Pesquisar em livros e internet sobre baleia, tubarão, peixe palhaço, anêmona, estrela do mar, conchas, caranguejo, tartaruga, etc.
    1. Vamos selecionar as pesquisas e separa-las por assunto e pela fonte de pesquisa;
    2. Registraremos no blocão as curiosidades e o meio de comunicação que utilizamos para a pesquisa;
    3. Iniciaremos a confecção de um livro com as informações obtidas no decorrer das pesquisas e ilustrações feitas pelas crianças;
    4. Construção de uma história coletiva a partir de uma figura de mar escolhida pelas crianças;
    5. Releitura de obras de arte de artistas que pintem o mar. Falar sobre o artista.
    6. Convidar um pintor para vir a escola e pintar uma tela (tendo o mar como tema);
    7. Entrevista com o pintor (com perguntas elaboradas previamente pela turma);
    8. Desenhos de animais marinhos com hidrocor, após serem gravados no computador, completar a cena no print art;
    9. Desenho com interferência;
    10. Desenho com areia colorida;
    11. Expressão corporal (explorar os movimentos do corpo) – música tempestade no mar – Enya , “ Songs of the sea” ;
    12. Jogo no computador – Os sons dos animais marinhos (e outros jogos), como se comunicam?
    13. Vôo da imaginação – O barulho do mar na concha;
    14. Observação de diferentes tipos de conchas;
    15. Classificação das conchas;
    16. Contagem das conchas com registro;
    17. Pintura em conchas;
    18. Observação dos diferentes tipos de areis;
    19. Registro da observação;
    20. Experiência com a água do mar – decantação;
    21. Registrar;
    22. A mesma experiência com água doce – O que acontece?
    23. Confecção de animais marinhos com (papel machê, argila, massa de modelar, massa de bisqui);
    24. Escolher com o grupo um animal marinho, reproduzi-lo em tamanho natural e compara-lo a medida das crianças;
    25. Observar a anatomia de animal marinho (à escolher);
    26. Confecção de um painel de praia (colagem e pintura – socializado);
    27. Montar maquete da praia;
    28. Ler um texto informativo (sobre a praia de Icaraí – mostara fotos antigas e novas);
    29. Visita à praia de Icaraí – (observação)
    1. Avaliar, registrar e ilustrar a aula passeio;
    2. Levar mapa da região para sala e localizar a praia de Icaraí;
    3. Visitar  a praia de Itaipu (com roupa de banho) ;
    1. Avaliar, registrar e ilustrar a aula passeio;
    2. Levar um mapa da região para a sala para localizarmos a praia de Itaipu;
    3. Entrevista com um pescador (com perguntas elaboradas previamente pela turma);
    4. Apresentar o Livro Parati de Amir Klink – Informar que ele narra uma de suas viagens, talvez a mais interessante de todas elas, quando resolve passar o ano inteiro na Antártica. Ficou seis meses imobilizado no gelo em companhia apenas de pingüins e leões marinhos;
    5. Mostrar a Antártica no mapa;
    6. Informar as crianças que os navegadores utilizam-se do rádio para se comunicar, que os navegadores sempre escrevem suas aventuras para poderem relembra, pesquisar;
    7. Propor as crianças a escrita de nossas descobertas e dúvidas com ilustrações;
    8. Lerei durante o projeto, trechos curiosos e engraçados desta aventura;
    9. Quando estamos distantes, nós, seres humanos, podemos nos comunicar por telefone, carta, email.
    1. Vídeo  – Baleias – “Como se comunicam” ;
    2. Vídeo – Golfinhos – “ Como se comunicam” ;
    3. Personagens do folclore: O Boto, a Iara, a Sereia, a cobra dagua, etc;
    4. Ao final do projeto vamos fazer uma avaliação – O que sabemos hoje sobre o mar? E sobre os animais que estudamos? Quais os meios de comunicação que nos utilizamos para obter as fontes de pesquisa?
    • Quais os tipos de…
    • Como ele se reproduz…
    • De que ele se alimenta…
    • Como eles se comunicam…
    • Onde eles vivem…
    • Definir os materiais que serão coletados;
    • Discutir as normas de comportamento para que possam aproveitar a visita;
    • Identificar se há algum agente poluidor;
    • Usaremos a máquina fotográfica para registrar;
    • Pegar amostra da água do mar para análise;
    • Discutir normas de comportamento para que possam aproveitar a visita;
    • Definir os materiais que serão coletados;
    • Identificar se há algum agente poluidor;
    • Usaremos a máquina fotográfica para registrar;
    • Pegar amostra da água para análise;
    • Identificar com a ajuda dos pescadores, os peixes pescados no arrastão. Preparar um prato com peixe;
    • Enviaremos uma carta a uma amigo para contarmos o que estamos estudando;
    • Vamos manter contato com outros amigos de outra escola para sabermos o que eles estão estudando e contarmos sobre o nosso projeto. Enviaremos a “receita do peixe”.
  9. OBS: Mais atividades poderão ser elaboradas em decorrência do que as crianças trouxerem para a sala de aula. Vou me utilizar também dos contos clássicos: Pinóquio, A pequena Sereia (originais).

    Lerei em capítulos – O Reino das águas claras de Monteiro Lobato.

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