DISTÚRBIOS DA LINGUAGEM

1 AFASIA

Distúrbio de origem central que se manifesta por dificuldades na compreensão ou na expressão oral e escrita, ou em ambas, e se divide em:

Afasia Verbal – é a dificuldade para se expressar em palavras

Afasia nominal – dificuldade para nomear alguma coisa, usa uma frase descritiva em lugar do nome do qual não consegue se lembrar.

Afasia sintática – emite frases curtas ou com erros, faltando artigos, conjunções e preposições.

Afasia semântica – não compreende o que ouve, usa frases curtas, mas há erro na pronúncia e na construção das frases (área de Wernick)

2 DISARTRIA

Dificuldade em pronunciar as consoantes labiais (m, b, p) e linguais (t, d, l). A fala é monotona, ou analasada, ou irregular, com seu ritmo e entonação perturbados.

3 DISGRAFIA

As dificuldades aparecem na execução dos movimentos necessários à escrita. As letras são mal traçadas, e seu tamanho pode ser desigual na mesma palavra.

4 DISLEXIA

Caracteriza-se por dificuldade em aprender a ler, acompanhada de erros gramaticais na escrita.

5 DISLALIA

A criança apresenta um padrão articulatório desviado do padrão articulatório adultode uma determinada língua, sem que existam defeitos nos orgãos da articulação e sem que haja lesão cerebral.

6 DISFONIA

Distúrbio na produção da voz (fonação); manifesta-se por meio de guinchos, rouquidão, entre outros. As causas podem ser emocionais, infecção ou nódulo na laringe.

7 DISFEMIA

A gagueira é sinônimo de disfemia. Distúrbios de base psicológica causam está perturbação na fluência da linguagem falada.

Para que haja fluência,os músculos da respiração e articulação têm que trabalhar de forma harmônica, garantindo um início suave de pronúncia e uma sincronia da respiração.

O gago tem dificuldade para manter essa harmonia.

Para superar a gagueira, criar em torno da criança um clima psicológico agradavel, de aceitação e confiança, evitando mencionar o problema,especialmente na primeira infância. Além disso, é possivel alcançar resultados positivos com técnicas de respiração, de articulação lenta de frases, de controle do ritmo da fala, atravéz de repetição de palavras e frases.

8 DISGLOSSIA

Distúrbios da articulação, deccorrentes de anomalia na lingua, no palato, na arcada dentária ou nos lábios.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s