Por que trabalhar o lúdico na Educação Infantil

Porque trabalhar o lúdico na Educação Infantil? – Ora, a vida se bem vivida é lúdica. Ou seja, se estamos bem, somos felizes. A criança vê o mundo de maneira lúdica: cantando, dançando, brincando. Existe forma mais prazerosa de aprendizado?

Porém, devemos saber como trabalhar tal questão lúdica com êxito, de modo que as brincadeiras não se tornem um fim em si só. Mas que realmente tragam aprendizado e desenvolvimento real em todos os aspectos; cognitivos, sociais, afetivos, físicos…

Sabemos que a relação entre o brincar e o desenvolvimento é um ponto fundamental, no qual o brinquedo atua como criador de uma zona de desenvolvimento proximal, na medida em que torna possível, por meio do suporte imaginário, que acriança aja de uma forma além.

No brinquedo a criança é capaz de agir num grau de transição entre os objetos “concretos (um cabo de vassoura) e o pensamento abstrato (cavalo de pau)”. (FERREIRA, www.unesp.br). Observa-se uma operação que, iniciada com significado de coisas, se transfere para o significado das idéias. Ainda conforme Ferreira, “A capacidade de substituir um objeto (concreto) por outro (abstrato), e uma ação por outra, contribui para estabelecer as possibilidades de fazer escolhas conscientes”. (VIGOTSKY, 1991C, p. 117) nos ensina que “Do comportamento habitual de sua idade; no brinquedo é como se ela fosse maior do que é na realidade. Como no foco de uma lente de aumento, o brinquedo contém todas as tendências do desenvolvimento sob forma condensada, sendo, ele mesmo uma grande fonte de desenvolvimento”.

A imaginação como função base da consciência, da subsídios à criança para que possa resolver os conflitos que surgem em seu dia a dia. Ou seja, aquilo que lhe é irrealizável por ser criança, na brincadeira através da imaginação, ela torna realizável. No ato do brincar, a criança pode ser motorista, pode ser pai, a mãe, o professor… E isso naturalmente, desenvolve o pensamento lógico. Aprender a pensar por si só, ser criativo, é fator essencial ao pleno desenvolvimento intelectual da criança.

Nas brincadeiras: amarelinha, pega-pega, na dança, entre outras, os pequenos desenvolvem a motricidade, além do conceito de espaço e regras. Perceba que o aprendizado das “regras” é muito importante, pois, afinal, os pequenos infantes estão sendo educados para viver em sociedade e, toda sociedade tem suas regras, leis a serem obedecidas.

Essas regras aprendidas nas brincadeiras, também podem ajudar na indisciplina existente nas salas de aulas, para as crianças consideradas “normais” e também para os pequenos com algum tipo de transtorno psíquico. Vale lembrar, porém, que “a falta de limites, não pode ser confundida com TDAH”. (ALMEIDA) Doutora em Educação-palestrante. O que se vê é que muitas crianças com dificuldade de aprendizagem, por falta de limites – descumprimento de regras – são confundidas com indivíduos que sofrem de algum transtorno: TDAH; Autismo; Condutas Típicas.

Percebe-se, portanto, a importância do lúdico, em todas as suas vertentes; dança, contações de histórias, musicalização, parlendas, o brincar no parque, na areia (chão), os jogos de faz de conta… como fundamentais ao desenvolvimento integral da criança.  Para Freire, 2002, p. 69 “O jogo como desenvolvimento infantil, evolui de um simples jogo de exercício, passando pelo jogo simbólico e o de construção, até chegar no jogo social[…]”.

4 REFERÊNCIAS

 ALMEIDA, Amélia Leite. Vivência Educacional em Educação Infantil. Palestra proferida na faculdade de Pedagogia – Uniasselvi, Dourados, MS. 06 out. 2009.

FREIRE, JB. Educação de corpo inteiro: Teoria e praticada educação física. 4 ed. São Paulo, Scipione, 2002.

 VIGOTSKY, Leontiev. A Formação social da mente. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

www.portalppgci.marilia.unesp.br acessado em 10/9/2009.   

É isso pessoal… colaborem, deem sua ideias…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s