Algumas dificuldades de aprendizagem

Os transtornos específicos da aprendizagem podem dividir-se de acordo com o nível no qual a criança se encontra de acordo com as matérias escolar ou segundo as deficiências psicológicas.

a)      No nível de ensino: Do primeiro ponto de vista do sistema escolar, existem três níveis de ensino que configuram aproximadamente três tipos de dificuldades escolares diferente:

_ O primeiro nível refere-se a educação pré-escolar.

O transtorno da criança consiste em dificuldades para desenvolver as funções cognitivas, lingüísticas e psicomotoras básicas ou aprendem certas atividades elementares. Neste primeiro nível é difícil diferenciar as dificuldades provenientes de um retardo maturacional dos que se originam num transtorno específico.

_ O segundo nível refere-se a obtenção das técnicas instrumentais básicas pára aprendizagem escolar posterior, as técnicas são as linguagem escritas o calculo. Neste nível os transtornos específicos da aprendizagem se manifestam na decodificação da escrita e na operacionalidade do calculo, logo na compreensão. Um fracasso neste nível pode ser produto da maturidade insuficiente das funções cognitivas e da linguagem, já detectadas no primeiro nível.

_ O terceiro nível é aprendizagem de conteúdos de matérias e requer manejar bem a leito-escrito e o calculo. Os transtornos da aprendizagem que se produzem neste nível referem a compreensão e memorização das matérias que se ensinam sistematicamente. Nesta etapa aparece, fundamentalmente o uso de estratégias cognitivas adequadas para processar e reter as informações escolares.

Estes três níveis do ensino implicam tipos diferentes de transtornos da aprendizagem indica a conveniência de avaliar se as dificuldades se devem a problemas próprios do nivel a uma detenção da maturidade num nível prévio que esteja obstaculizando seu progresso nos níveis seguintes.

b) Divisão dos Transtornos Específicos, do ponto de vista das matérias, os principais TEA podem se dividir em:

** Transtornos específicos da leitura ou dislexia (SDA)

_ Dislexia (SDA) Especifica define-se como uma desordem na receptividade e compreensão da comunicação escrita, que se manifesta principalmente no período da aprendizagem da leitura em relação com a idade mental da criança. Sua origem seria neuropsicológicas normais do ensino da leitura. É necessária distingui-la do atraso para aprender a ler ou atraso leitor simples. O atraso leitor geral manifesta-se na lentidão para aprender a ler. O atraso leitor é próprio de um problema geral da aprendizagem.

_ Dislexia (SDA) de compreensão, se manifesta naquelas pessoas que aprenderam com maior ou menor dificuldade – o mecanismo leitor não consegue compreensão satisfatória do que lêem como significado dos textos nos aspectos mais precisos, tais como o tempo e numero da expressão verbal, o reconhecimento de frases subordinadas, etc., que são indispensáveis para uma compreensão exata.

_ Dislexia (SDA) Mista e Dislexias Atípicas (SDA) A Dislexia de compreensão é freqüente em adolescente ou adultos que apresentaram a dislexia especifica e que mais tarde aprenderam a ler ficando com dificuldades para assimilar e aproveitar adequadamente o beneficio da leitura. Este transtorno leitor é diferente, em sua origem, de uma insuficiente compreensão leitora por causas socioculturais ou de analfabetismo por desuso da leitura.

– Dislexia (SDA) Escolar é a toda criança que não submetida a processos pedagógicos sistemáticos, programáticos e regulares. Desaparece normalmente uma vez ingressada ao ensino normal com métodos comuns de ensino.

** Transtorno do Calculo.

Os transtornos do calculo podem dividir-se nos seguintes:

– Dificuldade para ler e escrever cifras;

-Dificuldade na orientação espacial das cifras e da dinâmica espacial da operatividade. Manifestam-se tanto nos aspecto estático: ubiquação correta de unidades, dezenas, centenas; ou num aspecto dinâmico: a direção na qual deve se fazer o calculo (soma, reta, multiplicação e divisão).

 

– Dificuldade para operatividade do cálculo e a compreensão  dos conceitos matemáticos de quantidade.

 

Nas discalculia é conveniente diferenciar os transtornos derivados de alterações neurológicas da criança, do atraso em matemática atribuível a fatores intelectuais ou a problemas de ordem pedagógico ou cultural. No primeiro caso, os transtorno especifico em matemática podem estar originado em alterações da  orientação espacial e perceptivo-visual ou em alterações do desenvolvimento do pensamento. No segundo caso o atraso em matemática pode originar-se numa inadequação metodologias pedagógicas as capacidades ou na maturidade das crianças.

 

**Transtorno da escrita.

– Alterações derivadas da Dislexia (SDA) ou Disortografia Disléxica; implica transferir à escritura os mesmos erros que se cometem na leitura: rotações das letras, inversões de palavras, não separar silabas e palavras corretamente, etc.

– Disortografia: “É uma dificuldade para escrever corretamente o idioma, implica um mau uso das regras ortográficas”.

A Disortografia depende da memória visual, e da “consciência psicolingüística” referente ao significado das palavras e a suas relações numa oração. Deve se diferenciar a Disortografia por desconhecimentos das regras gramaticais.

-Disgrafia: transtornos na organização psicomotoras da mão e o braço e a relação visual motora que não permite corrigir os erros que se cometem ao escrever. A Disgrafia implica uma inabilidade para controlar o ritmo e o ordenamento da escritura numa linha, como conseqüência de uma alteração do processo psicomotor.

Pode estar originado em excesso de tensão muscular, falta de tensão suficiente, traço impulsivo, excesso de autocontrole e pode ir acompanhada de alterações na percepção visual da orientação espacial que impedem uma regulação adequada de quem escreve.

Um comentário sobre “Algumas dificuldades de aprendizagem

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s