Pedagogia familiar

Pedagogia familiar deve ser entendida como a maneira que usamos para educar os nossos filhos.

No ensejo de vislumbrar um mundo onde todos possam exercer sua liberdade, a família por meio dos  pais, deve buscar alternativas para estimular as crianças e jovens a ter mais dignidade, hombridade, respeito e também outros valores para viver em sociedade.. – Que outros valores são esse? Ora, sabemos que a BASE ÉTICA de qualquer indivíduo é construída no ceio FAMILIAR. Ou seja, os conceitos sobre respeito, dignidade, hombridade, são aprendidos pelos exemplos que a criança ou adolescente percebe em sua família.

No que se refere as problemáticas sociais alem do que esta continuamente sendo produzido no âmbito da ciências, existem outros saberes produzidos em diversas instituições sócias . […] (BRASIL; MEC.1998,P.32). Grifo nosso

Sendo a família que estabelece a base educacional de seus filhos, cabe á ela ensinar os princípios morais e éticos, religiosos e culturais a que seus membros pertencem. Quando isso deixa de ser feito , quando os pais não se preocupam muito com seus filhos, essas crianças passam a não ter uma base educacional, e, com isso, não têm um ponto de referencia do que pode ser certo ou errado.

O que é considerado certo ou errado aprendemos com nossas famílias. O alicerce, a base que norteará o indivíduo por toda a sua vida social é aprendida desde o “berço” com seus pares. Os exemplos que a criança capta do meio onde vive é o que formará sua personalidade. Se tem bons estímulos certamente vai agregar valores bons. Porém, se os exemplos que seus familiares lhe passam são ruins, assim também formará seu caráter.

Além disso, não havendo um acompanhamento familiar adequado certamente será mais difícil dessa criança ter um bom desempenho escolar, e com isso, não se tornará um bom cidadão. Os chamados alunos “problemas” são justamente aqueles quer a família não os acompanha, não olha seus cadernos, não vai a escola ver como está se comportando, etc. O aluno sente que a família não se preocupa com ele e, assim, torna-se um indivíduo relapso, já que não é cobrado por nada mesmo.

A educação cidadã começa em casa, e deve sempre estar firmada na moral e na ética, pois só assim teremos uma sociedade justa e consciente dos seus direitos e deveres. A partir daí teremos mais respeito com a vida, com a dignidade alheia e com o futuro dos nossos filhos.

 Os seres humanos convivem em sociedade e a aventura da convivência, desafia-os a enfrentar e procurar responder a todo o momento a pergunta: “ Como agir na relação com os outros”. Trata-se de uma pergunta fácil de ser formulada, mas difícil de ser respondida. Ora esta e  a questão central da moral e da ética […] (BRASIL; MEC.1998,P.32).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s